quinta-feira, 14 de abril de 2011

O AEROPORTO DE FORTALEZA VAI ESTAR PRONTO PRA COPA?


Não, se depender do levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que revela: as obras de ampliação de nove dos 12 aeroportos em funcionamento nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo 2014 não deverão ser concluídas até o início do evento. 
A dificuldade com os prazos inclui o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. A demora nas obras também já motivou críticas do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter.
De acordo com a nota técnica divulgada nesta quinta-feira (14) em Brasília (DF), considerando-se os prazos médios para elaboração de projetos, obtenção de licenças obrigatórias, realização de licitações públicas e início do serviço, “muito provavelmente não será possível concluir a maioria das obras de expansão dos terminais aeroportuários até a Copa de 2014”.
Segundo os técnicos do Instituto, uma obra de infraestrutura em transportes leva em média 92 meses para ficar pronta, ou seja, mais de sete anos.
Dessa forma, com base em informações sobre a atual situação de cada aeroporto, fornecidas pela Infraero, os técnicos do Ipea estimam que as obras dos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP) e Cuiabá (MT), todos ainda em fase de elaboração de projeto, não estarão prontas antes de 2017.
Nos aeroportos de Confins (MG) e de Porto Alegre (RS), embora o projeto de reforma já esteja pronto, as obras devem demorar cerca de seis anos e meio para serem concluídas.
Além dos nove terminais já em operação, ainda segundo o Ipea, o novo aeroporto de Natal (RN), que ainda está em construção, também não deve ficar pronto antes de junho de 2014.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário