quinta-feira, 14 de abril de 2011

ALEX GARDENAL E FABINHO DA PAVUNA SÃO TRANSFERIDOS

Os bandidos, considerados mais perigosos do Ceará, Alexandre de Sousa Ribeiro, o "Alex Gardenal", e Francisco Fabiano da Silva Aquino, o "Fabinho da Pavuna", foram transferidos para a Penitenciária Federal de Porto Velho (RO), nesta quinta-feira (14). Eles estavam na Casa de Privação Provisória de Liberdade Luciano Andrade de Lima (CPPL I), em Itaitinga, e tinham ligações com a principal facção criminosa de São Paulo, o Primeiro Comando da Capital (PCC). Gardenal e Pavuna embarcaram na madrugada, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Eles foram recapturados no interior do Maranhão, no último dia 17. 
A penitenciária de Porto Velho é administrada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça. Tem capacidade para 208 presos em regime de segurança máxima. Os detentos ficam em celas individuais. A unidade fica às margens de uma rodovia. Pelo menos 240 câmeras monitoram em tempo real os presos. De acordo com o Depen, um detento pode ficar por 360 dias em penitenciária federal, podendo esse prazo ser prorrogado de forma ilimitada. 
Fabinho da Pavuna fugiu do IPPS, em agosto do ano passado. Em fevereiro, ele teria comandado o resgate de Alex Gardenal e mais 9 presos do IPPOO II. Em 2005, Gardenal teria sido o responsável por resgatar Fabinho da Pavuna que ia para uma audiência em Maracanaú, escoltado por policiais, mas foi resgatado por cerca de 15 bandidos. A dupla do terror tem longo histórico de crimes no Estado: assaltos a bancos, sequestros, entre outros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário