terça-feira, 12 de abril de 2011

CONTRIBUINTE JÁ SABE SE ESTÁ NA MALHA FINA


Pois é, a Receita Federal abriu a consulta ao processamento da declaração pela Internet e o contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano já pode verificar se está na malha fina. 
A vantagem é que o contribuinte pode retificar a declaração antes do fim do prazo de entrega e evitar cair de vez na malha fina. Para ter acesso aos dados, é só entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da Receita. O extrato está disponível em até três dias depois da entrega da declaração. 
Para entrar no e-CAC, o contribuinte deve ter um código digital fornecido pela Receita. Com validade de dois anos, esse código é fornecido pela internet e exige que o contribuinte forneça o número do recibo da declaração do Imposto de Renda dos últimos dois anos.
Em caso de pendência, o sistema do e-CAC aponta automaticamente a correção que deve ser feita. A pessoa física então deve preencher uma declaração retificadora e acertar as contas com o Fisco. O e-CAC está disponível na página da Receita Federal na internet, no endereçowww.receita.fazenda.gov.br
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário